ROTAS

CIRCUITO DOS CÂNIONS PAULISTA

- Eixo Cânions

- Eixo Rural e Cultural

Distância: 383,50km

Elevação aproximada: 7.000mts

EIXO CÂNIONS

Essas 4 rotas são formadas por serras e cânions, percorrendo 5 cidades da Região Turística, com aproximados 190kms com altimetria acumulada de 3900mts, alguns fatos a se elencar nas rotas:

Itapeva a Ribeirão Branco: Serras como a do Capote e histórias de Ovnis no local, bem como a contemplação do Rio Apiaí-Guaçú

Ribeirão Branco a Nova Campina: Há os marcos como a Pedra da Tere (História local), a rota da lenda do Chupa-Cabra e as serras desafiadoras em Nova Campina

Nova Campina a Bom Sucesso de Itararé: Contemplação dos Fornos Fracarolli (local que se extraia calcário), Mirante da Santa e a vista da Pedra da Fazenda Minerita, bem como percorrer um longo trecho em meio aos cânions.

Bom Sucesso de Itararé a Itararé: Há a vista das pedras da Galinha e Camelo, bem como os paredões da Serra em Bom Sucesso de Itararé.

Itapeva a Ribeirão Branco

Distância: 43,22km

Elevação: 1.053mts

Ribeirão Branco a Nova Campina

Distância: 59,68km

Elevação: 1.456mts

Nova Campina a Bom Sucesso de Itararé

Distância: 43,99km

Elevação: 972mts

Bom Sucesso de Itararé a Itararé

Distância: 41,73km

Elevação: 416mts

EIXO RURAL E CULTURAL

Essas 3 rotas são formadas por Campos Gerais e plantações de Soja, Milho, Sorgo e diversos tipos de culturas, bem como o histórico Quilombo do Jaó, percorrendo 4 cidades da Região Turística, com aproximados 197kms com altimetria acumulada de 3250mts, alguns fatos a se elencar nas rotas:

Itararé a Itaberá: Campos Gerais com contemplações distantes de plantações, há alguns pontos turísticos como o Morro Chato, Bairros do Cerrado e Distrito da Pedra Branca, as ruínas e o novo Bairro do Quilombo do João Silvério, o Alambique Passa-Três e a cachoeira do Saltinho em Itaberá.

Itaberá a Taquarivaí: A rota mais longa do circuito, passando pelas expressivas plantações de soja, milho, sorgo e diversas culturas das Fazendas Lagoa Bonita e Maruque, bem como as duas pontes do Rio Pirituba, e também passando pelo Quilombo do Jaó. (Fundado em 1889 e o primeiro reconhecido pela Fundação Zumbi de Palmares)

Taquarivaí a Itapeva: Campos Gerais com contemplações distantes de plantações, há alguns pontos turísticos como a Vila Velha e seu cemitério (o local foi o marco inicial de Itapeva), as belezas do Rio Apiaí-Guaçú e a vista dos estromatólitos no Bairro do Colégio.

Itararé a Itaberá

Distância: 64,91km

Elevação: 1.107mts

Itaberá a Taquarivaí

Distância: 87,62km

Elevação: 1.121mts

Taquarivaí a Itapeva

Distância: 44,34km

Elevação: 1.015mts

DOWNLOAD DE TODAS AS ROTAS

INFORMAÇÕES GERAIS

PONTOS IMPORTANTES:

 - ALIMENTAÇÃO: Alimentos e água são fundamentais, pois terão longos trechos que o ciclista passará sem muito apoio, exceto nos bairros e distritos;

- FERRAMENTAS: Câmera de ar, Power Link de corrente, bomba para encher pneu, remendos, kit de ferramentas, lanterna são fundamentais para essa Rota.

- COMUNICAÇÃO: Celular carregado o tempo todo para sua segurança. Como existem muitos trechos sem sinal, deixe em "modo avião" para economizar. Em suas paradas nas cidades, sempre recarregue.


1) Sempre planeje sua viagem. Observe os locais que irá pousar, distância que irá percorrer e reserve com antecedência. Sempre informe a um parente ou amigo sobre o seu planejamento e o mantenha sempre informado;

2) Sempre pedale ao lado direito das estradas, mesmo sendo estradas de terra;

3) Muito cuidado nas descidas, pois algumas são íngremes e com cascalho;

4) Sempre que possível, reabasteça sua água, em alguns trechos existirão pontos distantes para hidratação;

5) Siga os mapas pelo aplicativo Strava, as sinalizações podem ser tiradas, vandalizadas ou alteradas;

6) Carregue sempre a bateria do seu celular;

7) Leve seus documentos pessoais; 

8) Leve equipamentos para manutenção de sua bike (câmera de ar, bomba de encher pneu, power link de corrente, kit ferramentas e lanterna são essenciais);

9) Recomendamos se possível, contratação de seguro de bike e vida para realizar o circuito.

A Região Turística dos Cânions Paulista esclarece que cada participante é responsável pela própria segurança e por qualquer intercorrência ou acidente que possa ocorrer no trajeto do Circuito.

Todo o percurso é sinalizado com placas ou setas em madeira pintadas em amarelo, em alguns locais com pinturas em árvores e postes com a indicação para onde seguir.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelas nossas redes sociais

FacebookInstagram