ROTA
Ribeirão Branco a Nova Campina
Ribeirão Branco a Nova Campina
O ponto de partida inicia-se na praça central de Ribeirão Branco.
Nesta parte da Rota de Cicloturismo, o ciclista sairá de Ribeirão Branco, sentido Nova Campina.
Durante o percurso será possível visualizar as lindas paisagens da região de Ribeirão Branco, como a Pedra da Terê, local onde pode-se vislumbrar de uma bela vista da região.
Continuando, seguirá pelo bairro da Cachoeira com destino ao distrito de Itaboa, essa parte da rota, é conhecida como a rota do Chupa-Cabra, uma fato/lenda histórica que ocorreu nos anos 90, onde nas chácaras e sítios locais, foram encontradas várias cabras e cabritos mortos, porém sem nenhuma gota de sangue no corpo, e alegado por moradores que fora obra do chupa-cabra.
No Distrito de Itaboa, há vários comércios, padarias, sistema de saúde e mercados para serem um apoio ao ciclista.
Seguindo, entramos na divisa com Nova Campina, onde chegaremos a conhecida Cachoeira da Fábrica (não é recomendável entrar nas águas) e avistar a antiga fábrica da ORSA (atualmente Klingele), principal produtora de celulose da região.
Prosseguindo, poderá se avistar a Cachoeira do Saltinho, onde os munícipes vão ao local se banhar em época de muito calor, seguindo, teremos uma das subidas da ciclorota municipal (Caminho das Pedras) que vai em destino do bairro do Barreiro.
Para finalizar, o ciclista passará pelo bairro do Braganceiro, onde poderá avistar uma antiga torre e seguirá sentido bairro do alegre, finalizando a rota dentro de Nova Campina.
SINALIZAÇÕES
Placa Principal - Frente
Placa Principal - Verso
Todo o percurso é sinalizado com placas ou madeiras em cor amarela, em alguns locais com pinturas em árvores e postes com a indicação para onde seguir.